Entenda como a gestão contábil pode otimizar o seu negócio

Veja três formas de usar a contabilidade de forma estratégica, a fim de otimizar os resultados de uma empresa.

Apesar do uso de dados já ser considerado imprescindível em diversos setores corporativos, a contabilidade ainda é frequentemente rejeitada como ativo estratégico dos negócios.

No entanto, muitas companhias estão perdendo oportunidade e ficando para trás no mercado ao ignorarem o potencial da área contábil.

A contabilidade estratégica é intervenção positiva do setor nas decisões que guiam o futuro da companhia. Resumidamente, a partir da gestão financeira, é possível mapear as melhores oportunidades, encontrar uma série de gargalos e assim otimizar a escalabilidade do negócio, com maior inteligência.

Para demonstrar, a prática, como a contabilidade estratégica pode ser aplicada, o especialista reuniu três maneiras de iniciar essa mudança.

  1. Organização financeira

A organização financeira é o ponto inicial. A ideia é equilibrar receita e despesa e assim organizar o fluxo de caixa da companhia.

As contas estão fechando sempre mês a mês? Há espaço para respiro no caso de alguma emergência? A contabilidade pode ajudar na criação de um novo ciclo de recebimento e pagamentos, para que exista mais tempo entre a chegada e saída de recursos.

Em outras palavras, é possível identificar a frequência e os métodos de pagamentos dos clientes e fornecedores, além de outras responsabilidades financeiras, para estabelecer novos períodos no calendário contábil.

É aí que entram os dados. Estes permitem a visualização certeira dos encargos e deveres da empresa, da situação financeira atual, do fluxo de caixa e de demais detalhes, como nível de inadimplência entre os clientes, por exemplo.

  1. Gestão de carteira de clientes

A produtividade do time pode ser aperfeiçoada e dirigida ao crescimento da empresa, a partir do uso dos dados provenientes da contabilidade.

Um exemplo prático: não é raro que clientes que paguem menos sejam os mais exigentes e consumam uma carga maior do que aquele que paga mais. Mas, qual é o sentido estratégico disso? Na prática, o melhor cliente está sendo sacrificado em detrimento daquele que não valoriza sua empresa. Ao entender como e porquê isso acontece, é possível precificar melhor determinadas demandas e organizar melhor o trabalho do time, protegendo os interesses da empresa.

  1. Busca por investimento

O uso de dados também é essencial quando há interesse da empresa na busca de investidores.

Sempre será necessário que as informações apresentadas sejam completas e aprofundadas. E, claro, que demonstram situações verdadeiras sobre a saúde financeira do negócio.

O faturamento de uma empresa pode evidenciar seu potencial de mercado, mas nem sempre revela sua saúde financeira. Por exemplo, uma empresa que fatura R$ 100 milhões por ano pode impressionar, mas se suas despesas foram de R$ 110 milhões, o caixa está negativo. É matemática simples.

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Fonte: Com informações EDB Comunicação

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