No artigo de hoje falaremos sobre a importância do controle patrimonial nas empresas. Seguem respostas para algumas dúvidas frequentes que te ajudarão a saber como agir em cada situação:
- Estou comprando um ativo imobilizado para a empresa, o que devo fazer?
Na aquisição de um ativo imobilizado para a empresa o correto é enviar a nota fiscal/contrato de compra e venda dessa compra imediatamente para a contabilidade, pois assim farão os controles necessários para ativar no balanço da empresa esse bem.
- Quero vender um ativo imobilizado da empresa, o que fazer?
Para realizar a venda de um ativo imobilizado, deve-se levar em consideração o tempo que esse ativo está na empresa, caso a venda ocorra antes do prazo de 12 meses a empresa sofrerá tributação.
Por isso é importante sempre que for vender algum bem da empresa, procurar ajuda do contador para analisar se é viável o procedimento.
- Em caso de furto/roubo do bem, o que fazer?
Primeiramente você deverá fazer um Boletim de Ocorrências relatando o furto ou roubo, enviar para a contabilidade esse documento para a devida baixa desse bem.
Se o bem tiver seguro, assim comprovado e aceito a contabilidade fará a provisão do valor a ser ressarcido.
4. Quando a baixa contábil pode ser efetuada?
A baixa contábil somente poderá ser efetuada quando o bem for baixado fisicamente, isto é, sair em definitivo do patrimônio da empresa.
O controle patrimonial da empresa é essencial desde sua abertura.
Na dúvida, entre em contato conosco, e fale com um dos nossos contadores!
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