Quem perdeu o emprego deve se atentar ao valor dos rendimentos tributáveis e isentos para saber se são obrigados a declarar o Imposto de Renda em 2022.
Os cidadãos que perderam o emprego em 2021 não estão livres de declarar o Imposto de Renda 2022.
Algumas situações obrigam o contribuinte a entregar a declaração, mesmo que ele esteja desempregado.
Quem deve declarar Imposto de Renda
Deve entregar Imposto de Renda o cidadão que se enquadrar em uma das hipóteses abaixo:
- A soma dos salários recebidos até a demissão tenha superado R$ 28.559,70;
- Se você recebeu mais de R$ 40 mil em recursos considerados isentos de imposto, como indenizações trabalhistas, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou seguro-desemprego.
Também é preciso incluir outras fontes de renda que o contribuinte tenha recebido em 2021 que estão sujeitas a imposto, como pensão alimentícia ou rendimentos de imóveis alugados.
Como declarar Imposto de Renda
Para declarar o Imposto de Renda, é necessário que o cidadão entre em contato com o RH da empresa em que trabalhou para solicitar o informe de rendimentos.
O documento é essencial para preencher a declaração do IR 2022. Ele trará, de forma detalhada, tantos os rendimentos tributáveis como os rendimentos isentos pagos pela empresa no ano passado até o momento da demissão.
Para acessar o extrato do FGTS, o jeito mais simples é usar o aplicativo para celular. Siga as orientações do Site da Caixa para baixar e ter acesso a ferramenta.
O extrato do seguro-desemprego também pode ser obtido por meio de aplicativo, o Caixa Trabalhador.
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Fonte: Uol Economia