Equiparação Salarial: Quem tem direito e quais requisitos?

No artigo de hoje iremos falar sobre equiparação salarial. Você sabe quem tem direito e quais são os requisitos? Não? Então veja a seguir!

A reforma trabalhista (Lei n.º 13.467/2017) promoveu alterações no art. 461, da CLT, dispondo que quando dois empregados com idêntica a função, todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.  

Neste sentido, determina que o trabalho de igual valor seja o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.  

O plano de cargos e salários deverá ser instituído pela empresa internamente com publicidade a todos os empregados, mediante documento específico que poderá ser formalizado pelo empregador ou por definição em convenção ou acordo coletivo específico, respeitadas as definições de cada cargo existente na empresa.  

A equiparação salarial não prevalecerá quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários, dispensado qualquer forma de homologação ou registro em órgão público, sendo que as promoções poderão ser feitas por merecimento e por antiguidade, ou por apenas um destes critérios, dentro de cada categoria profissional.  

Assim, se não estiverem presentes os requisitos da equiparação salarial poderá ser feita a atribuição de salário diferenciado.  

 Resumo 

REQUISITOS PARA EQUIPARAÇÃO SALARIAL
Função Identidade na função 
Diferença de Tempo na Função Diferença de tempo não superior a dois anos 
Diferença de Tempo na  Empresa Diferença de tempo não superior a quatro  anos 
Localidade No mesmo estabelecimento 
Produtividade/Técnica Mesma produtividade e técnica
Empregador Mesmo empregador 
Contemporaneidade Paradigma deve ser atual 

Na dúvida, Entre em contato conosco, e fale com um dos nossos contadores!

Siga-nos no Instagram @orsalescontabilidade se preferir acesse o link: https://www.instagram.com/orsalescontabilidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.