Contabilidade Tributária é a área da Contabilidade que administra os tributos de uma empresa.
Seja qual for seu ramo de atuação ou se a sua modalidade de tributação é Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional, é obrigatório fazer o levantamento financeiro e pagar todos os impostos. E é exatamente aí que Contabilidade Tributária entra, continue lendo!
Também conhecida como Contabilidade Fiscal, é o ramo que gerencia e administra os tributos. Ela abrange todos os procedimentos utilizados para organizar o pagamento de impostos e definir as melhores estratégias para gerenciá-los.
Em primeiro lugar, seu principal objetivo é organizar os impostos para deixar tudo mais claro. E além disso, ajudar no empreendimento, já que erros na parte tributária podem acabar prejudicando o negócio a longo prazo.
É comum ver os dois termos sendo usados como sinônimos, mas não são.
Tributo é um gênero que abrange cinco espécies:
Portanto, todo imposto é um tributo, mas nem todo tributo é imposto.
Existem cerca de 70 tributos diferentes em vigência no Brasil, mas eles não se aplicam a todas as empresas. De uma maneira geral, os principais, que incidem sobre a maioria das empresas, são:
O contador tributarista é um profissional com amplo conhecimento que exerce as atividades da Contabilidade Tributária.
Todavia, é recomendado que a sua atuação comece antes mesmo da empresa dar início as suas atividades e tenha participação na escolha do seu Regime Tributário.
Sobretudo, o objetivo é a elisão fiscal: fazer as escolhas certas e dentro da legalidade para pagar menos impostos.
Sabemos que todo imposto sonegado resulta em multas altíssimas para a empresa. Por isso, é muito importante que, além de realizar o pagamento dos tributos, eles sejam apurados de forma correta.
O contador também é um dos responsáveis em relação ao levantamento de dados para a tomada de decisão do empresário.
Analisar periodicamente se o enquadramento tributário da empresa é vantagem! Já que podem ocorrer alterações na legislação vigente, e até mesmo ter benefícios fiscais.
Contudo, contratar um contador é muito importante mas o empresário também tem sua responsabilidade! A Contabilidade é de enorme importância para o sucesso do negócio.
É muito importante que tanto o contador quanto o dono do negócio tenham conhecimento de tributação. Afinal, cada município possui suas regras, por exemplo, o ICMS tem uma lei em cada estado e os demais tributos estão em constantes mudanças.
Certamente, sem planejamento tributário, cada uma das decisões podem alterar drasticamente o lucro da empresa.
Aliás, esteja também sempre atento as publicações oficiais.
Uma das atividades da Contabilidade Tributária é demonstrar, com base em cálculos, se determinada ação está gerando lucro e se esse retorno está realmente sendo viável.
Sendo assim, para ter uma boa margem de lucro de forma legalizada, é necessário que o planejamento fiscal seja realizado e analisado de forma periódica.
O empresário deve sempre antecipar possíveis mudanças no seu processo para que sejam feitas previsões futuras de recolhimento de impostos.
Contudo, existem diferentes alíquotas dentro do nosso país, como o diferencial de ICMS entre estados, e isso ocorre quando compras de imobilizado ou material de consumo são feitas entre estados diferentes, o que resulta em impostos mais elevados.
A Contabilidade Tributária garante que:
A Contabilidade Tributária é essencial para qualquer empresa, pois, além de garantir seu espaço no mercado de trabalho, permite que ela atue legalmente.
E não esqueça: antes de mais nada, ao abrir uma empresa, é necessário contar com um profissional especializado, um Contador.
A Orsales Contabilidade é um escritório com mais de 50 anos de mercado, saiba mais sobre nós clicando aqui.
E aí, gostou do conteúdo e deseja saber mais? Entre em contato conosco, queremos te ajudar!