Quer montar a sua empresa? Conheça 7 planos de negócios importantes

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Quer montar a sua empresa? Conheça 7 planos de negócios importantes

O plano de negócios é um guia com todas as informações de uma empresa e que ajudam a planejar os caminhos para o sucesso de quem deseja empreender. Com ele, é possível mensurar riscos, avaliar alternativas e evitar decisões erradas.

Um dos temas mais buscados entre os futuros empreendedores, é o planejamento de negócios. Arthur Motta, professor de empreendedorismo e marketing da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), explica que fazer um planejamento adequado antes de empreender é como organizar uma viagem de férias para um lugar desconhecido.

Motta ressalta: “É imaginar e prever situações futuras, se preparando para montar um cronograma de ações e tomar decisões com os recursos disponíveis. Não adianta deixar para pensar nas respostas quando o negócio já começou”,

O coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper, David Kallás afirma: “Um bom plano é um documento que prepara o empreendedor para estruturar a empresa. Com ele, o negócio vai ter mais chances de sobreviver e ter sucesso”.

Montando um plano de negócios

É necessário estudar o mercado para montar um plano de negócios e criar um documento com informações detalhadas sobre a empresa, e mantê-lo sempre atualizado. Esse relatório vai ajudar na solução dos problemas que surgirem.

O diretor superintendente Wilson Poit, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), afirma: “A falta de planejamento prévio é uma das principais causas da mortalidade das empresas”.

De acordo com Poit, um plano de negócios é composto pelos seguintes itens:

1 – Ramo de atividade: Conhecer o setor que vai atuar e definir produtos. É importante responder às perguntas: Qual problema seu negócio vai resolver? Como isso será feito?

2 – Análise de mercado: Listar quem são os possíveis clientes, concorrentes e fornecedores. Para isso, é preciso conversar com muita gente, visitar a concorrência, participar de eventos e buscar informação.

3- Plano de marketing: É o conjunto de ações para divulgar um produto ou serviço. “Isso pode ser fazendo uma ligação para os amigos, mandando mensagens por WhatsApp, pela internet. Costumo dizer que tudo que não é divulgado, não existe”, afirma Poit.

4 – Plano operacional: Informações sobre tudo o que é preciso para fazer o negócio acontecer: localização, equipamentos, estimativa de tamanho, quantos funcionários são necessários.

5 – Plano financeiro: Noção de quanto investir para começar a empresa e uma estimativa de custos nas primeiras semanas, primeiros meses. Precisa listar também quais são as despesas para fazer um fluxo de caixa.

6 – Análise de cenários: É importante conversar com outros empreendedores e com pessoas que admira, para saber qual caminho seguir e qual alternativa adotar.

“Para abrir qualquer negócio e pensar em um plano, o empreendedor precisa saber qual é o seu diferencial. O cliente só vai comprar se ele tiver uma diferença em relação aos concorrentes. Pode ser o jeito de atender, de embrulhar o produto, de entregar, pode ser a marca, a qualidade”, explica Poit.

7 – Avaliação do plano: Depois de ter todas as informações anteriores, é hora de avaliar cada detalhe e colocar o plano em prática.

Confira outras dicas importantes, segundo os especialistas:

  • Revise o plano constantemente. Se tiver novas informações, ele deve ser atualizado o mais rápido possível;
  • Use essas informações no dia a dia do seu negócio.
  • Cuidado com o otimismo exagerado. “É perigoso acreditar que sua visão é uma verdade absoluta, sem testar as premissas do plano de negócios”, orienta Motta, da Fecap;
  • Estude muito o mercado, converse com pessoas de diversas áreas, junte informações, pesquise negócios semelhantes e concorrentes. “Conversar com quem já está estabelecido em um negócio é surpreendente, porque a receptividade de outros empresários, na maioria das vezes, é muito boa e daí saem informações importantes”, diz Kallás, do Insper;
  • Teste diversas vezes as hipóteses utilizadas;
  • Planos de negócios em cenários muito competitivos ou em operações mais complexas devem conter um maior volume e detalhamento de informações.

Mudanças pós-pandemia

O plano de negócios tem que ser reavaliado sempre, principalmente em momentos de crise. Se a ideia de um negócio já existia antes da pandemia do coronavírus, ele precisa ser revisto.

“As premissas de negócios mudaram e elas devem ser reavaliadas aos poucos. Estamos entrando em uma nova normalidade e a dinâmica empresarial começa a ser retomada. Alguns empresários podem avançar nos seus planos, fazendo revisões. Outros podem chegar à conclusão de que ainda não é o momento para avançar com um investimento. Tudo vai ser diferente pós pandemia”, alerta Motta.

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Fonte: Portal Contábeis

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