Hoje iremos falar sobre alguns benefícios de se ter a Contabilidade Gerencial na sua empresa. Veja a seguir.
A Contabilidade Gerencial vem ganhando espaço cada vez maior no cenário empresarial,em empresas de todos os portes, desde micros até grandes grupos empresariais.
Todavia, consolidar informações, depurá-las, acompanhar, comparar resultados, dentre outras, são todas funções da Contabilidade Gerencial, que caminha lado a lado com o trabalho de Consultores e Assessores Empresariais, tornando sua presença cada vez mais importante nas empresas.
A Contabilidade Fiscal
Apesar de todo processo de automatização implantado hoje pelo Governo e pelas empresas, a Contabilidade Fiscal continua sendo uma ferramenta necessária.
É inevitável o trabalho de contadores e suas equipes para as empresas com ajuda nos processos de memórias de cálculo, documentos, protocolos, entre outros.
Entretanto é importante ressaltar que grande parte dessa demanda visa exclusivamente atender aos interesses do Fisco.
Ajustes constantes
A contabilidade Fiscal e Gerencial é uma das principais ferramentas de Gestão (cada uma com suas especificações) e a DRE – Demonstração dos Resultados do Exercício, esse é um demonstrativo que nenhuma empresa pode deixar de ter.
Mesmo num demonstrativo que por regra deve ser padronizado, temos que buscar inserir e ajustar informações úteis à empresa em análise, com isso o conhecimento técnico de profissionais é fundamental para agregar valor à gestão.
Particularidades e a informalidade
Cada empresa tem suas particularidades, seja no processo produtivo, comercial ou em outras áreas, portanto é praticamente impossível seguir regras pré-determinadas.
Enquanto outro fator também importante e delicado, é a cultura da informalidade (sem documentos) que apesar de ter sofrido uma grande redução nos últimos anos, ainda resiste, principalmente em empresas de pequeno porte.
Estrutura para um futuro de qualidade
Todo planejamento e estudo visam buscar melhores resultados para as empresas.
Entretanto, costumamos dizer que no meio empresarial o planejamento se faz com lápis, papel e borracha. Deve ser definido o que queremos, documentar, acompanhar e corrigir o que for necessário.
Então quando se planeja o futuro, estamos expostos a ações que dependem de nossas ações e atitudes e também de um cenário no qual não temos qualquer domínio (cenário externo).
Portanto, planejar deve ser algo feito com o “pé no chão” para que distorções relevantes não ocorram e caso aconteça possamos entendê-las e ajustá-las, visando tornar o mais próximo do planejado x realizado.
Na dúvida, Entre em contato conosco, e fale com um dos nossos contadores!
Siga-nos no Instagram @orsalescontabilidade se preferir acesse o link: https://www.instagram.com/orsalescontabilidade/